segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Tráfico de Influência

No documentário Fahrenheit 9/11 Michael Moore apresenta um trecho onde George W. Bush fala os benefícios de ser filho de um presidente da república quando seu pai George Bush ainda governava os Estados Unidos Da América mais precisamente de como essa posição lhe ajudava nos negócios.
“Quando se é filho do presidente e se tem acesso ilimitado a ele somando a relações diplomáticas de campanhas anteriores em Washington as pessoas respeitam. Acesso é poder. Posso localizar e falar com o meu pai a qualquer hora.”
Palavras de George W Busch em Agosto de 1992 nessa época era investigado pela comissão de valores mobiliários dos EUA por utilizar informações privilegiadas na compre e venda de ações obtendo grandes lucros nessas transações. Segundo o documentário Bush filho usava o cargo do pai para obter informações privilegiadas, contratos com empresas petrolíferas e a industria bélica e farmacêutica que geraram muitos lucros para seus parceiros entre eles familiares de Osama Bin Laden que durante seu governo atacou os EUA fazendo com que o próprio Bush lançasse um ofensiva contra o Afeganistão e o Iraque que trouxe uma grande expansão nos negócios ligados a sua família e a seus parceiros e o resultado disso foi uma guerra contestável que arranhou a imagem dos EUA pelo mundo com muitas baixas militares e civis onde hoje já está comprovada que os motivos alegados na época eram falsos pois não foram encontrados nesses países terroristas responsáveis pelo 11 de Setembro e nem armas de destruição em massa.
George W Bush é um exemplo de tráfico de influência entre empresas e governos mas e no Brasil com tantos escândalos de corrupção onde o mais evidente hoje é o do senado com Agaciel, Sarney e atos secretos qual o efeito do uso de laços familiares e o poder público? Será somente um cargo para o namorado da neta do presidente do senado ou pode ir alem? Como seria um filho de governante que teria acesso a qualquer momento a presidentes e órgãos econômicos e regulatórios? Alguém imagina?

Nenhum comentário: